quinta-feira, 20 de julho de 2017

Não esqueça do seu missionário!

Tenho observado que temos falhado (como instituição) no cuidado após o envio, parece que a liderança acha suficiente simplesmente mandar o dinheiro na data certa (e olhe lá!), às vezes, tenho a impressão que depois do missionário embarcar rumo ao campo destinado, ele é esquecido para ser lembrado novamente somente no próximo culto de missões. Falta a nós, como igreja, ter a responsabilidade pessoal com a obra missionária realizada pelo nosso obreiro.
Não podemos deixar o povo esquecer que tem um missionário, naquele momento, lutando pelo Evangelho e representando a igreja local. Se ele prosperar e vencer, a vitória é nossa. Se ele fracassar, a vergonha também será nossa.
Tenho viajado muito pelo Brasil e é cada vez mais difícil encontrar uma igreja que tenha um programa que envolva missões em todos os departamentos, parece que cada área luta por suas conquistas pessoais, é cada um por si. Esquecemo-nos que, ou venceremos todos juntos como irmãos, lutando juntos pelo reino de Deus ou pereceremos todos juntos como tolos, presos em nossos departamentos e olhando só para nossas necessidades.
Insistirei em um ponto, Missões não é um departamento, nunca foi responsabilidade de alguns poucos irmãos, é um projeto idealizado por Deus para ser vivido por cada crente.  Então a responsabilidade é pessoal.

Devemos orar por missões e pelos nossos missionários em todos os nossos cultos, os crentes devem ser ensinados a orar por missões em suas orações particulares, a igreja precisa ser incentivada a se corresponder com os missionários, a mandar alguma lembrança da terra natal, a telefonar e mandar e-mails de apoio e incentivo, a realizar campanhas de oração específicas pelos problemas enfrentados pelo missionário e sua família. Os telefonemas do pastor ou de alguém do ministério são importantes porque o missionário precisa de alguém de confiança com quem se abrir e pedir conselho e orientação, já que é muito difícil encontrar alguém maduro e confiável no próprio campo de serviço. É bom esclarecer que esses telefonemas ou e-mails não são para cobrar relatórios e resultados, e sim, para apoiar e aconselhar o missionário em suas dúvidas e dificuldades. Vamos rever nossos conceitos e ampliar nossa visão! Assim conquistaremos o mundo!

Um comentário:

  1. Como essa palavra é verdadeira! Temos aprendido errado! Deixamos o "departamento de missões" só com algumas pessoas, mas essa é a vdd, precisamos integrá-la à todos os departamentos, conjuntos, pessoas, igreja! Missões não é um departamento! Vamos amar! Orar! Ofertar dinheiro e amor, intercessão e atenção!

    ResponderExcluir